Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

sábado, 30 de setembro de 2017

Edgard Pereira

Livro do mês:

Dias portugueses e outros

      O gênero diário tem uma pegada no cotidiano, no ritmo vertiginoso dos acontecimentos. Há diversos perfis de diário, desde aqueles diários meio clandestinos, escrita secreta em que se registram os segredos íntimos, que em geral ficam escondidos e não são destinados à publicação. 


      Dias portugueses e outros é um livro que não se enquadra nesse perfil de diário íntimo. De natureza mais aberta, engloba, além de eventos pessoais e familiares, ocorrências ligadas ao contexto mais amplo da sociedade. Simultaneamente escrita de si, de eventos que reverberam na subjetividade e de ocorrências sociais, ainda que filtradas pelo sujeito que as anota, as páginas resultantes constituem uma tentativa de compreensão da realidade. O esforço de representação da realidade, afastando-se da camada superficial da espuma dos dias, que é matéria jornalística, pretende elevar-se a uma dimensão reflexiva. Diante de múltiplos sinais e acontecimentos, o escritor posiciona-se buscando novos sentidos para interpretar os fatos.
      Edgard Pereira, nascido em Minas Gerais em 1948, estreou como ficcionista em 1976, com o livro de contos Violeta Trindade, ao qual sucederam O lobo do cerrado (1996) e o romance Outono atordoado (premiado pela Xerox do Brasil em 2001). Professor aposentado de literatura portuguesa da UFMG, doutor em Letras pela UFRJ, de sua produção como crítico literário e ensaísta constam os títulos Portugal, poetas do fim do milênio (1999), Mosaico insólito (2006) e Arquivo e rota das sombras, edição portuguesa de 2014.


PEREIRA, Edgard. Dias portugueses e outros. Belo Horizonte: Suspiros PS, 2017.


3 comentários:

  1. Caro Prof. Edgard,
    Parabéns pelo lançamento de seu livro . Mais Um

    um. Que "Dias Portugueses e outros" ( outros dias, outros tempos, outros lugares) ganhem o mundo.
    Desejo-lhe muito sucesso.

    Um grande abraço,
    Terezinha Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terezinha,
      Comentários como o seu, de uma escritora de prestígio, ecoando nosso trabalho, fazem toda a diferença. Muito obrigado.

      Excluir
  2. Que livro lindo acabo de receber! Vou ler com o maior carinho.

    ResponderExcluir