Total de visualizações de página

Pesquisar este blog

domingo, 20 de dezembro de 2009

Petrônio Bax no Museu da Inconfidência


200 Faces de Jesus de Nazaré - este é o título da exposição do pintor Petrônio Bax (1927-2008), no Museu da Inconfidência, Ouro Preto, de 12 de dezembro de 2009 a 07 de fevereiro de 2010. A visitação acontece de terça a domingo, de 12 h às 18h. Um bom motivo para revisitar Ouro Preto.


Aluno e (seguidor) de Guignard, em Belo Horizonte, entre 1946 a 1951, Bax produziu extensa obra, em desenho e pintura, marcada por motivos religiosos e traços surrealistas. Um dos motivos recorrentes é o mundo submerso, representando santos e temas bíblicos, cercados de peixes, algas e cavalos marinhos. A riqueza de cores, a pincelada competente, a densa simbologia mística, a intersecção entre o real e o fantástico são elementos que assinalam fortemente a sua pintura.


Quando cursava graduação em Letras na UFMG, participei de um grupo literário que publicou três edições de uma folha literária, de nome Talupa (1968). Nessa época conheci a pintura de Bax, o qual nos doou um quadro, por nós rifado para angariar fundos para as despesas da edição. Do grupo participavam também Léa Nilce Mesquita, Magda Frediani, Maria Ignez Portugal, Regina Souza, Fábio Madureira e Ronald Claver Camargo, jovens apaixonados por arte e literatura. A história de Talupa foi contada por Léa Nilce Mesquita, em Talupa lixeratura 68/98 - 30 anos, (Belo Horizonte: Formato, 1998).

Nenhum comentário:

Postar um comentário